{Resenha} 100 escovadas antes de ir para a cama - Melissa Panarello

10:04



Título: 100 escovadas antes de ir para a cama;
Autora:  Melissa Panarello;
Editora: Objetiva;
Páginas: 157;
Ano: 2003.

Sinopse: No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. 
É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. 
Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina.
Um dos motivos que transformaram 'Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama' em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21.



Resenha: 

Primeiramente, ameeeei esse livro*--*

Agora vamos à resenha!


Nesse livro conhecemos Melissa, uma jovem entre os 15 e 16 anos que está em uma busca frenética pelo Amor, por reconhecer ela mesma e se descobrir. No meio dessas aventuras, Melissa passa por várias experiências sexuais que de uma forma ou de outra, a ajuda a enxergar o mundo - e a sí mesma -  de outra forma.

A narrativa desse livro é em forma de diário, acabamos por dentro de todos os segredos de Melissa e seus pensamentos mais secretos, apesar de ser essa a forma que a escritora escolheu para narrar o livro, senti falta dos detalhes da vida familiar de Melissa, dos seus pais e até mesmo de sua irmã, acaba-se o livro e não se sabe muito como era a relação deles, como se o foco fosse somente as relações sexuais de Melissa - apesar da sinopse dar a entender basicamente isso.

Sabe aqueles filmes em que falamos, mesmo sabendo que não irá adiantar nada, para os personagens não fazerem isso, não irem, não acreditar? Aconteceu basicamente isso comigo nesse livro, eu me peguei em vários momentos: 

“Melissa, nãããão!”, “Para, pelamor” 


Apesar de tudo, gostei de 100 escovas antes de ir para a cama, a leitura se tornou ainda mais interessante por todas as experiências narradas terem sido vividas pela autora, Melissa Panarello.

Um fato que me deixou bastante curiosa com esse livro, foi o desfecho que a autora escolheu. Ela soube realmente dar aquele desfecho “tchaan”, sem deixar nenhum ponto solto (com exceção da família dela). Li esse livro em uma noite, pelo fato dele ser bem pequeno e recomendo a todos que desejam saber mais sobre Melissa, o que ela faz para resolver esse problema com ela com ela mesma e se consegue encontrar o Amor depois de tudo parecer perdido.

Quotes preferidos: 



Avaliação: 




Você poderá gostar também

7 comentários

  1. Oláá! Tudo bem??
    Nossa, não conhecia.. Amei a escolha do nome do título e tem uma premissa muito boa! fiquei com bastante vontade de ler!
    Seguindo aqui :)

    #EquipeCrucio

    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim ^^
      É um ótimo livro! BVc não irá se arrepender rsrs

      bjss

      Excluir
  2. Lembro de ter lido esse livro com 15 anos. Que amor!
    Adorei a crítica!
    parabéns pelo blog!
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  3. Estou a gostar do seu blog! Também faço reviews dos livros que leio e posto fotos no instagram, se quiseres lá passar para conferir... :) btw, o feed do seu instagram é lindo!

    Live, Love, Laugh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! <3 Vou dar uma olhada lá no seu blog e instagram*-*.

      Excluir
  4. Não conheço o livro, mas fiquei muito curiosa, parece super interessante! Além disso, a review está super completa e informativa! Gostei muito!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    P.S. Nomeei-te para uma tag que sai amanhã (04/02) no Bookaholic!

    ResponderExcluir